domingo, 5 de dezembro de 2010

História de Pai João de Aruanda


Médium Robson Pinheiro (Livro “Alforria”)

O novo século, meu filho, inicia com uma proposta para que os irmãos de fé considerem o que têm feito de sua espiritualidade. É também ocasião oportuna para avaliar o modo como cada um leva a vida espiritual. Não se fala em atualização? Pois bem, meu filho, é preciso atualizar os conceitos a respeito de religiosidade e espiritualidade. A fim de existir, o progresso necessita da constante reorganização dos pensamentos e da maneira de pensar, e conta com o fato de que os filhos de Deus, no caminho da vida espiritual, sigam as pegadas da evolução em todos os aspectos.
Aquela forma antiga de encarar sua relação com Deus e com a vida, tradicionalmente ensinada pelas religiões, já caducou há bastante tempo. E tem gente demais que paralisou o pensamento e o cérebro numa maneira ultrapassada de aprendizado espiritual. Há muito que novas idéias têm sido ventiladas no mundo, e, no entanto, vemos indivíduos cristalizados e endurecidos, como se um bloco de cimento contivesse suas faculdades. Pararam no tempo e prejudicam os outros e a si mesmos com esse jeito medieval de se relacionar com a espiritualidade.
É tempo de sair dos limites dos templos, meu filho, trabalhando em prol da idéia de uma comunidade planetária, global, e não partidarista.
A Terra está dando à luz um novo homem, que ressurge renovado pelas idéias progressistas e que derrubam barreiras engessadas pelo tempo. A crosta espessa formada pelos preceitos antiquados cede lentamente ante a chegada dessa nova geração de seres, que conquista espaço dia a dia no seio da civilização. Aqueles que não se atualizarem serão deixados de lado, postos à margem por força mesmo do avanço das idéias e da renovação de conceitos que já ventila o mundo.
Há necessidade de maior diálogo entre aqueles que momentaneamente se acham separados por imposição de diferenças doutrinárias, culturais ou sociais. Observa-se uma crescente aproximação entre minorias, historicamente rejeitadas e incompreendidas, e na maioria, que durante muito tempo acreditou – e, em alguns casos, ainda acredita – em sua superioridade e exclusividade. Ou seja, os excluídos estão sendo incluídos. Sabe meu filho, o mundo esta mudando. E você? Ainda teima em permanecer o mesmo?
Não é preciso pertencer ao mesmo grupo social, étnico, cultural ou religioso para viver em harmonia e com respeito. Podemos falar linguagens diferentes e, ainda assim, haver entendimento, quando existe amor, respeito, tolerância e diálogo.
Os espíritos que trabalham em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo inspiram todo empreendimento e todo avanço que visam eliminar as idéias sectárias e exclusivas, pois os homens precisam se aproximar mais uns dos outros. Em breve os guetos, o bairrismo e as bandeiras separatistas cederão, dando lugar à vivencia de uma espiritualidade comunitária e global, em que os filhos de Deus falarão a linguagem da fraternidade.
É o progresso da idéias, meu filho, que paulatinamente liberta o homem dos grilhões que o prendem ao passado e prepara os filhos da Terra para o encontro com os filhos das Estrelas. A Espiritualidade contempla a diversidade; é plural, comunitária, apartidária, enfim, inclusiva.
A mensagem espírita (ou seja, dos espíritos) auxilia os homens na dilatação de sua visão. O momento precioso pelo qual passa a humanidade mostra que é imperioso ver, ao invés de tão-somente enxergar. É necessário sensibilidade para perceber a importância da hora em que vivemos.
Para que violentar o outro, desejando que ele veja as coisas, se comporte, ou seja, como nós pensamos ou queremos? Podemos optar pelo desarmamento interior, pela pacificação de nossas almas mediante o esforço da convivência pacífica e respeitosa. Como pai-velho disse certa vez, podemos estar unidos sem nos fundirmos um no outro. É possível conservar cada um suas características, embora ligado e unificado ao próximo pelo sentimento do amor, pelo trabalho conjunto e pelo respeito às diferenças.
Sabe meu filho, a verdade é que somente ao vivenciar de forma aberta essas idéias renovadas é que vocês, seres humanos, poderão transformar a sociedade em que vivem, bem como a política vigente e suas conseqüências sociais. Só será possível uma transformação intensa e global quando vocês, filhos da nova revelação, deixarem de lado seus pontos de vistas pessoais, ainda que respeitáveis, e investirem num diálogo franco e aberto com quem quer que esteja sintonizado com a proposta de progresso, mas que não pensa como vocês. A isso alguns estudiosos do mundo dão o nome de diálogo inter-racial e religioso, que visa encontrar pontos em comum para a vivência de uma espiritualidade produtiva. Mas nego-velho não se refere àquela espiritualidade que fica somente nos livros e frases decoradas ou mesmo dentro dos templos religiosos. Falo da vivência no mundo em bases renovadas, agindo como sal e fermento: o primeiro tempera, e o segundo leveda a massa dos filhos da humanidade.
Freqüentemente, observa-se uma tendência de se afastar daqueles que não pensam ou não se comportam dentro de certos padrões. Mas nego pergunta: como essas pessoas se beneficiarão se são excluídas? Como poderão se modificar ou ser estimuladas a fazê-lo, caso julgem necessário, se não há união, se são segregadas e impedidas de participar de experiências enriquecedoras? Por isso nego-velho reafirma a necessidade de aproximação daqueles que não comungam das nossas opiniões ou não rezam o mesmo catecismo.
Esse gesto significa abdicar do exclusivismo e das verdades absolutas e eternas – de qualquer modo, tão distantes do ser humano – para abraçar uma verdade flexível, uma visão pluralista e comunitária. Meu filho estará preparado para isso? Caso não esteja, pense bem, pois essa visão nova é o progresso chegando a passos largos e renovando as fontes do pensamento. Aqueles que permanecerem enferrujados pelo tempo, na vida mental arcaica a que estão habituados, com certeza ficarão para trás na caminhada da vida. A nova geração de homens chega para abalar os alicerces da civilização e criar uma política de fraternidade ampla e cósmica. É a luz da vida a raiar em favor dos filhos do mundo.

PAI ANTONIO DAS ALMAS II

AO ACORDAR

Eleve o seu pensamento a Deus, lembrando que o fato de abrir os olhos e enxergar já é uma bênção divina.

Não mentalize os problemas que você meu filho ou minha filha já sabem que tem, mas sim, vejam com o raiar de um novo dia a oportunidade que necessitam para soluciona-lo dentro do exercício da fé.

Não atribua a Deus a responsabilidade pelos erros que você mesmo cometeu.

DURANTE O DIA

Atravessar um dia é o mesmo que entrarmos em um mar de vibrações, onde os sentimentos criam ondas energéticas de ódio, amor, tristeza, vingança, luxúria etc... E vocês meus filhos andam no meio destas ondas. Vale neste momento nos lembrarmos das palavras de PAULO DE TARSO o apóstolo dos GENTIOS " TUDO ME SERÁ LICITO, PORÉM NEM TUDO ME CONVÉM"

Mantenha o seu padrão vibratório ligado a pensamentos elevados, a propósitos nobres.

Sempre vale lembrar que ao vibrarmos qualquer sentimento para nosso semelhante, nos envolvemos primeiramente nele.

NAS FESTIVIDADES DE ANO

Filhos JESUS nasceu em uma manjedoura, desprovido de qualquer luxo, sob o silêncio da noite!

Na noite em que o mundo comemora o nascimento de Cristo, muitos estão com seus mentais entorpecidos pelo álcool ou exigindo ao máximo o desempenho de seu aparelho digestivo, muitas vezes esquecendo-se do verdadeiro fundamento do Natal que significa nascimento.

Filhos meus, pai velho nas faz apologia as festividades, desde que sejam sadias!

Mas o excesso em qualquer situação deve ser subistituido pelo bom senso.

Pense também como vocês meus filhos desejam entrar o ano, sóbrios ou nem mais sabendo em que planeta vivem.

Lembrem-se que o final é de um ciclo correspondente a um ano e não de uma vida inteira

Pai velho deseja com estes pequenos conselhos meu filhos, não esfriar a festa de cada um, mas lembrar que ainda alguns filhos associam ALEGRIA com LIBERTINAGEM e quando as coisas a nossa volta perdem o controle os danos podem ser imensos.

Lembrem-se O ANO PASSA, HAVERÁ OUTROS NATAIS, mas SUA VIDA E ÚNICA, ao menos no corpo físico!

ALEGRIA COM RESPONSABILIDADE

FESTEJAR, MAS NUNCA ESQUECENDO-SE DO BOM SENSO

PAI ANTONIO DAS ALMAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário