domingo, 5 de dezembro de 2010

Umbanda Omolokô

Os orientais são entidades cultuadas na Umbanda Omolokô,  que vieram ou tem ligação muito forte com o Oriente, alguns são mesmo orienteis outros não. Se dividem em várias falanges, das quais muito poucas são conhecidas. São várias entidades, como eu já disse, nem todos são orientais, alguns se apresentam como caboclos e pretos velhos. São muitos, e existem líderes para cada falange, como Caboclos Timbirí, caboclos japoneses, Pai Jacó (Jacob do oriente),preto-velho muito versado na Cabala Hebraica, e Caboclo Pena do Pavão,entidade que trabalha com espíritos de linha indiana.
A linha oriental fora muito forte nos anos 1950 e 1960, quando aqui veio muitos chineses pela imigração, foi quando também as tradições budistas e hindus afloraram mundo a fora, há nesta linha ainda espíritos ciganos de origem oriental, porém, aconteceu de esses espíritos ciganos comporem uma só linha da Umbanda, ( ver página “ciganos”), como já sabemos os ciganos hoje tem uma parcela significativa no corpo do Omolokô, os ciganos compõem uma própria linha com cultos e ensinamentos diferentes.
Pai Jacob do Oriente

Algumas características

Os orientais gostam de receber as oferendas em campinas descampadas, praias desertas e matas, além de receberem em santuários ou congás domésticos e jardins reservados, as falanges são essas:
Falange dos indianos: é a falange que demonstra o caminho pela espiritualidade, como os indianos esses espíritos possuem grande vocação religiosa, é formada por antigos espíritos de mestres, sacerdotes, iogues, etc. É chefiada por Pai Zartu, uma de suas divindades mais conhecidas é Ramatis. Como são antigos, são cheios de doutrina, disciplina e sabedoria.
Falange dos árabes e turcos: São espíritos guerreiros e aventureiros, espíritos de mouros, califas, sábios marroquinos, guerreiros nomâdes do deserto (tuaregs), há mestres judeus que dentro da Umbanda ensina a misteriosa doutrina da Cabala, e recentemente mestres turcos que começaram a ensinar os mistérios do Sufismo, é chefiada por Pai Jimbaruê, não ofereça nunca bebida alcóolica para eles, muitos são muçulmanos.
Falange dos chineses e mongóis: São espírtos de chineses, mongóis, tibetanos, japonese, etc. Esses espíritos japoneses são considerados caboclos e caboclas, alguns dizem que são gueixas, samurais e ninjas. Nesse grupo trabalha curiosamente os esquimós, que são espíritos que conseguem direitinho tirar demandas de feitiços de magia negra, estão sobre a chefia de  Pai Ory do Oriente. São muito invocados para situações muito graves.
Falange dos europeus: Como aparenta ser esses espírtos não são orientais mas esta linha do Omolokô, é muito sincrética, são espírtos para vencer a luta do cotidiano, aluta diária, são espíritos de sábios, guerreiros e magos, velhos,etc. São em sua maioria dos povos gauleses, romanos, escandinavos, ingleses, etc. Chefiada por Imperador Marcus I.
Falange dos egipcíos: Espíritos de magos, sacerdotes, sacerdotisas, reis e guerreiros, do Antigo Egito, pouco conhecida, chefiada por Pai Inhoaraí.
Falange dos maias, incas, toltecas: São espíritos de velhos, guerreiros, magos e sacerdotes, dos povos pré-colombianos, que habitavam a América antes dos colonos, que pertencem aos maias, astecas, toltecas, incas, etc. São para guia espiritual, tem ainda espíritos apaches e xamãs, chefiada por Pai Itaraiaci.
Falange dos médicos e sábios: Os seres desta falange são especializados na atre da cura, e de outras terapias medicinais, são de diversas origens, etnias, povos, etc. Está por chefia de Pai José de Arimatéia.


Paz Amor e Harmonia
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário